Qual a importância do PH na água potável

A água potável é essencial para realizar tarefas cotidianas, mas é preciso que a qualidade da água seja alta. Diferentes fatores influenciam nessa questão, como flúor, cor, cloro e pH. Continue lendo o blog da empresa de caminhão pipa Águas Marek para entender a importância do pH!

O que é pH?

Trata-se de um índice de acidez, neutralidade ou alcalinidade da água. O pH, ou seja, potencial hidrogeniônico, indica a concentração de íons de hidrogênio. A escala vai de 0 a 14, seguindo a lógica abaixo:

  • pH = 7 – neutro
  • pH > 7 – básico
  • pH < 7 – ácido

De acordo com a Sabesp, o pH é um dos parâmetros que deve ser analisado para melhorar os processos de tratamento. Ela recomenda que o fornecimento de água potável tenha pH de 6 a 9,5.

Importância do pH na água potável

O pH influencia em diversos equilíbrios químicos, por isso é um dos parâmetros considerados. Essa influência pode ser direta, como nos efeitos para diversas espécies dos ecossistemas aquáticos, mas também pode ser indireta.

Para o consumo humano, especialistas apontam que o pH deve estar entre 6 e 9. Caso contrário, há riscos de desenvolver problemas de saúde, ou seja, o organismo fica propenso a doenças.

água potável que chega em nossas torneiras para realizar tarefas básicas passa pelas estações de tratamento de água. Entre as várias etapas, temos as que envolvem o controle de pH.

Assim, o abastecimento de água potável feita através do aluguel de caminhão-pipa, por exemplo, deve ter o pH adequado.

Água de piscina e pH

É comum contar com caminhão pipa para abastecer a piscina. A água das piscinas também precisa ter um pH controlado para evitar problemas. Especialistas apontam que nesses casos o pH deve estar entre 7,2 e 7,6.

Caso a água potável para piscina não tiver nos parâmetros, é provável que o cloro evapore com rapidez. Consequentemente, a água não será higienizada de maneira correta, contribuindo com a proliferação de bactérias e germes.

Também é muito importante ficar atento a esse fator para evitar irritações na pele e olhos. Além disso, o pH equilibrado ajuda a garantir a durabilidade da piscina e dos seus equipamentos.

Para medir o pH da água, é necessário usar um kit teste ou fita teste. Para corrigir índices desregulados, alguns produtos químicos devem ser usados. O carbonato de sódio é muito utilizado para elevar, enquanto o ácido muriático é indicado para reduzir o pH.

Conte com a Águas Marek!

Somos uma empresa especializada em locação de caminhão-pipa, portanto seguimos todas as normas e regras do segmento. Levamos uma água potável de qualidade para você! Entre em contato!