10 curiosidades sobre a água potável

Dizer que a água potável é essencial para a vida não é novidade para ninguém. Mas existem curiosidades sobre esse líquido tão importante que talvez você não saiba. Continue lendo o blog da Águas Marek para saber!

Separamos 10 curiosidades para você dar mais valor ao abastecimento de água de potável!

1. O Brasil possui 12% da água doce do mundo

Isso mesmo, o nosso país é privilegiado. O Brasil é o país com a maior quantidade de água doce no mundo, tendo a maior porcentagem do que toda a Europa. Por ser rico nesse recurso natural, é importante utilizar a água potável para condomínios, indústrias, lavanderias e em todos os locais com consciência.

2. O maior reservatório de água é o Aquífero de Guarani

De acordo com a Agência Nacional de Águas, o aquífero do Guarani possui 45 mil quilômetros cúbicos e cerca de 65% está em território brasileiro. No nosso país, o reservatório se estende pelo subsolo de 8 estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

3. Água compõe cerca de 60% do corpo humano

Segundo especialistas, a água compõe cerca de 60% do corpo humano e é utilizada em todas as reações químicas, sendo o elemento mais abundante no organismo.

4. O brasileiro consome 108,4 litros de água em média por dia

A pesquisa do IBGE realizada em 2015 apontou que um brasileiro consome cerca de 18,4 litros em apenas um dia. Apesar do país ser rico em água, o consumo da população é alto. Por isso, é necessário ficar atento ao consumo de água transportada por caminhão pipa.

5. Poluição na água é diferente de contaminação

A água poluída é aquela que possui substâncias que alteram a cor, cheiro, podendo ser causadas pelo derramamento de petróleo, por exemplo. Já a água contaminada é aquela que pode causar doenças por conter substâncias venenosas. Vale ressaltar que nenhuma delas é própria para o consumo.

6. Caminhão de água possui reservatório de aço para evitar contaminação

Um caminhão de água é responsável por realizar o transporte de água potável para diferentes locais. Para evitar a contaminação, os veículos contam com reservatório feito de aço. Além disso, possuem equipamentos como bomba e mangueira.

7. A agricultura é a atividade que mais consome água

A agricultura representa cerca de 70% da água mundial. Para diminuir o consumo, é necessário reaproveitar a água, além de utilizar com consciência.

8. 1 a cada 3 pessoas no mundo não têm acesso à água

A OMS e a UNICEF apontaram que cerca de 2,2 milhões de pessoas no mundo não tem serviço de água potável de forma segura, representando 1 a cada 3 pessoas no mundo.

9. Para produzir uma calça jeans, são utilizados 10 mil litros de água

É muita água para produzir uma peça que usamos bastante no dia a dia, né? A água está presente em processos que nós nem imaginamos!

10. A indústria de alimento utiliza muita água

Um quilo de manteiga exige 18 mil litros de água na produção, enquanto 15.400 litros são utilizados na produção de um quilo de carne.

O importante é saber utilizar a água com consciência, evitando o desperdício ao máximo! Ao solicitar o aluguel de caminhão pipa, por exemplo, peça a quantidade necessária e utilize pensando no planeta!

Locação de caminhão pipa na Águas Marek!

Precisando do transporte de água potável para piscina, clubes, hotéis ou outro local? Conte com a Águas Marek! A nossa empresa de caminhão pipa segue os padrões para o transporte e abastecimento para evitar contaminação e desperdício.

Entre em contato para tirar dúvidas ou fazer um orçamento de locação de caminhão pipa.