Dicas para economizar água

A crise hídrica de 2014 demonstrou a importância de se economizar água potável. Além de causas como a falta de infraestrutura do país e a ausência de investimento, o desperdício ao longo dos anos também estava entre os principais motivos para o episódio da crise.

Diante dessa informação, a Águas Marek resolveu fazer um post com o intuito de mencionar algumas dicas para economizar água. Pense bem, além de fazer bem para o meio ambiente, você ainda pode economizar na conta de água.

Antes de tudo, faça uma avaliação de seu registro para saber se existe algum tipo de vazamento. Você sabia que o vazamento de uma gota por segundo representa cerca de 30 litros de água desperdiçados ao longo do dia?
Diminuir o tempo na hora do banho também é uma ótima forma de aprender como economizar água. Hábitos como fechar a torneira no momento de ensaboar o corpo e procurar escovar os dentes na pia devem ser adquiridos.
Adote o uso da vassoura ao invés da mangueira para fazer a limpeza do quintal da sua casa ou da calçada. Desse modo, ao contrário de usar 15 minutos da mangueira, você economiza cerca de 280 litros de água.
E por que não reaproveitar a água do segundo enxágue da máquina de lavar? Utilize-a para fins que não precisam de água potável, como lavar quintal, regar plantas e outras atividades.
A água da caixa d’água também deve ser alvo de preocupação. Afinal, ela armazena toda a água potável que você precisa para as tarefas do dia-a-dia. Para evitar desperdício, mantenha a tampa fechada.

Essas são apenas algumas dicas para evitar o desperdício desnecessário. Como recomendação extra, garanta 100% de aproveitamento economizando a água de sua piscina. O aconselhável é manter a linha d’água de 10 a 15 centímetros da borda, assim você impede que a piscina transborde com a água. Bem como o uso de lona protege a evaporação da água.

Para realizar um transporte de água potável com segurança, visando acabar com o desperdício, entre em contato a Águas Marek e economize água com atitudes simples e práticas.