Como é feita a limpeza do caminhão-pipa?

transporte de água potável por caminhão-pipa necessita de uma série de cuidados especiais para garantir uma água límpida e própria para consumo. Mas como é feita essa limpeza? Como saber se a empresa de caminhão-pipa toma os devidos cuidados? São diversas perguntas que envolvem uma contratação desse veículo e que fazem total diferença para garantir a saúde.

Continue acompanhando o blog da Águas Marek e veja as soluções para essas e outras perguntas sobre a limpeza do caminhão de água.

A importância do caminhão-pipa

carro-pipa é equipado com grandes reservatórios exclusivos para esse tipo de transporte, para que a ação seja feita com segurança e abasteça diferentes locais e ocasiões — desde água para piscina até para o abastecimento da falta de água em regiões que sofrem com esta escassez.

De acordo com o Índice Integrado de Seca (IIS) de 2019, no Brasil, 150 municípios estão classificados com condição de seca severa, 224 com condição de seca extrema e 40 com condição de seca excepcional — por isso ressaltamos a importância do veículo ser um caminhão de água potável e realização da limpeza periodicamente.

Entre os diversos cuidados que envolvem esse procedimentos, os principais estão na necessidade e obrigatoriedade de documentações e certificados da Vigilância Sanitária atendendo as legislações das portarias do ministério da saúde.

Os cuidados necessários com o caminhão-pipa estão na necessidade de limpar e desinfetar o tanque, obrigatoriamente, uma vez ao mês. E também, em caso de mudança na fonte de abastecimento de água potável ou quando a água transportada apresentar contaminação e inconformidade.

Etapas da limpeza do caminhão-pipa

A manutenção de um caminhão-pipa água envolve não só os reparos mecânicos, como também a manutenção de todos os equipamentos utilizados para que a água chegue adequadamente ao destino final.

O tanque do caminhão de água por comportar todo o líquido deve ser higienizado com bastante cautela para evitar contaminação, já que na maior parte das vezes ela será utilizada para consumo. Essa limpeza, por sua vez, precisa ser feita esfregando as superfícies internas e tampas do tanque com escovão ou panos limpos.

Essa limpeza não pode ser realizada com sabão, detergente ou outros produtos de limpeza. É preciso esvaziar completamente o tanque pelo acesso destinado ao descarte da água ou por meio de baldes e panos limpos. A desinfecção deve ser feita com solução a base de cloro e é indispensável o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como por exemplo, óculos de segurança incolor, máscara, luvas de látex ou PVC, botas e roupa adequada.