Como é feito o tratamento de água?

Sabemos que a água potável deve ser límpida, livre de cores, cheiros e gostos, mas você sabe como é feito o tratamento da água que sai da torneira e do carro pipa?  Conheça os processos de tratamento:

Captação  e Coagulação 

Por meio de uma adutora a água é captada do seu local de origem, como rios e represas, por exemplo.

Em seguida, a água recebe a adição do sulfato de alumínio, também conhecido como sulfato férrico, cuja a função é facilitar a formação de uma substância gelatinosa que favorece a formação de flocos para a junção das impurezas.

Floculação e Filtragem

Nesta etapa, a água passa por um processo lento de mistura que dura em média de 2 a 3 horas e tem objetivo de formar flocos ainda maiores para a eliminação de impurezas.

Após o processo de floculação é realizada filtragem da água por filtros de carvão, areia e pedra que retêm os flocos de impurezas.

Fluoretação e Cloração 

É adicionado na água o Ácido Fluossilícico, o flúor. O objetivo é auxiliar na redução de cáries dentárias na população. Além disso, para eliminar bactérias, também é adicionado cloro na forma de sal na água para eliminar microorganismos.

Por fim, a água é adicionada em reservatórios fechados para ser distribuída para a população com caminhão de água ou pelas próprias tubulações.

Consumir água não tratada, pode ocasionar o surgimento de problemas de saúde como giardíase e a leptospirose.

Locação de Caminhão Pipa

locação de transporte de água potável deve ser feita com cautela. Esteja informado se a empresa de caminhão de água possui licença e certificação da Vigilância Sanitária.

Se quiser fechar negócio com uma empresa de confiança de aluguel de Caminhão de Água, entre em contato conosco!

Temos uma frota de caminhão pipa água potável com diferentes capacidades, podendo transportar 10m³, 20 m³, 30m³ de água. A Águas Marek tem a solução ideal para você!