A importância do uso da água potável nos restaurantes

Qualquer empresa que trabalhe no ramo alimentício deve seguir as normas estabelecidas pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 216/04 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que aborda cláusulas sobre a importância do fornecimento de água potável para restaurantes, bares e lanchonetes. Continue lendo nosso blog e saiba sobre o papel do caminhão de água para atender as exigências!

Por que devo utilizar água potável?


Quando falamos sobre a utilização de água potável em empresas do ramo alimentício, quer dizer que qualquer contato com o alimento necessita ser com água tratada. Sendo assim, até mesmo a fabricação de gelo e o vapor que entra em contato com os alimentos, necessitam de água limpa.

Com o abastecimento de água potável para consumo, manipulação e preparo dos alimentos o estabelecimento estará garantindo os padrões determinados pela portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde, além de evitar dores de cabeça com multas e problemas de contaminação dos funcionários e clientes ocasionados pela água não tratada.

Problemas por não utilizar água potável

Que é de extrema importância ingerir água potável todo mundo sabe, porém quando o assunto é oferecer água de qualidade os cuidados são maiores. Quando se fornece alimentos para população, os cuidados com a higiene e o bem-estar das pessoas é prioridade, e um simples gesto, como contratar um carro pipa já garante o fornecimento híbrido de qualidade.

Decidir não contratar uma empresa de caminhão pipa e não possuir água tratada para o estabelecimento pode acarretar problemas com órgãos de fiscalização sanitária, multas altíssimas e até mesmo o fechamento do estabelecimento.

Sem falar sobre a saúde dos clientes do estabelecimento, de acordo com os dados apresentados pela ONU (Organizações das Nações Unidas) o consumo e uso de água não tratada matam mais do que as guerras espalhadas pelo mundo. Por isso, ressaltamos que até mesmo a irrigação de jardim é necessário água potável. 

Cuidados na preparação do alimento

Além de garantir a contratação de um caminhão de água potável para o abastecimento do estabelecimento, alguns fatores são de extrema importância para que não haja contaminação.

  • Lavar as mãos;
  • Usar luvas;
  • Não utilizar acessórios (anéis e alianças);
  • Esponjas e panos de pratos devem ser substituídos a cada 3 dias;
  • Lavagem do local com água potável e produtos de limpeza;
  • Validade do alimento.

Conte com a Águas Marek

A Águas Marek entende a necessidade do fornecimento de água potável para estabelecimentos alimentícios, por isso é uma empresa consolidada no mercado de transporte de água com diferenciais atrativos, como fornecimento de carro pipa 24h por dia e com certificações de acordo com as normas da vigilância sanitária e SEMASA (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura).